Buscar

Bramìto della Sala Chardonnay Umbria IGT 2018

Atualizado: Mai 8

Antinori, Castello della Sala, Umbria, Itália


O Bramìto della Sala é produzido a partir das vinhas que cercam um castelo medieval, o Castello della Sala, na Úmbria. A variedade que prospera neste terroir é a Chardonnay. As vinhas estão em solos ricos em depósitos fósseis com veios de argila que conferem mineralidade e elegância ao vinho.


Para a vinificação as uvas foram trazidas para a adega, desengaçadas e gentilmente esmagadas. O mosto e as cascas foram resfriados a uma temperatura de 10°C e transferidos para tanques de aço inoxidável por um curto período de maceração, aproximadamente 2-4 horas, a fim de aprimorar os sabores e extrair o perfil aromático. Os diferentes lotes foram tratados separadamente, alguns foram para carvalho e outros para cubas de aço inoxidável, onde a fermentação alcoólica ocorreu a uma temperatura controlada de 16-18°C; apenas os lotes fermentados em carvalho foram submetidos a fermentação malolática.


Apresenta uma cor amarela brilhante, com reflexos esverdeados, sendo ainda bastante jovem. Complexo ao nariz, o vinho oferece aromas delicados de frutas tropicais, abacaxi e frutas cítricas que se misturam com sensações leves de manteiga e baunilha. O paladar tem boa estrutura, elegante e muito mineral, onde reaparecem notas delicadas de frutas acompanhadas por excelente frescor e equilíbrio.


O nome Bramìto faz referência ao som emitido pelo Cervo, animal que circulava pela propriedade há muito tempo.


#italia #antinori #castellodellasala #umbria #vinhobranco

3 visualizações

©2020 por Gianni Tartari Sommelier Profissional.