Tignanello Toscana IGT 2015

Antinori, Tenuta Tignanello, Toscana, Itália


Tenuta Tignanello A propriedade Tenuta Tignanello fica no coração do Chianti Classico, nas encostas ondulantes entre os vales dos rios Greve e Pesa. Estende-se por uma área de 319 hectares, dos quais 127ha são dedicados às vinhas. Duas das vinhas premiadas da propriedade estão na mesma encosta, Tignanello e Solaia, em solos originários de pedras marinhas do período Plioceno (entre 5 e 2 milhões de anos), ricos em calcário e xisto. As videiras desfrutam de temperaturas quentes durante o dia e noites mais frescas durante a estação de crescimento.


Os dois vinhos exclusivos da propriedade, Solaia e Tignanello, são produzidos a partir desses vinhedos e foram definidos pela imprensa internacional como "um dos vinhos mais influentes da história da viticultura italiana". Segundo Marchesi Antinori, Solaia e Tignanello são um desafio contínuo e uma paixão sem fim. A propriedade Tignanello possui vinhedos de uvas Sangiovese indígenas, além de outras variedades não tradicionais, como o Cabernet Franc.


O Tignanello 2015 é um vinho de cor vermelha rubi muito intensa. Ao nariz, as notas de frutas vermelhas maduras, juntamente com cassis e amoras, estão em perfeito equilíbrio com as notas de chocolate e alcaçuz. O paladar é rico, amplo e vibrante e é dotado de taninos vivos e sedosos, que dão uma grande complexidade e uma persistência importante ao final de boca.



#italia #antinori #tenutatignanello #toscana #vinhotinto

0 visualização

©2020 por Gianni Tartari Sommelier Profissional.