Buscar

Chianti Classico DOCG Gran Selezione 2015 Badia a Passignano

Atualizado: Mai 8

Antinori, Badia a Passignano, Toscana, Itália


Mais um vinho que degustei durante minha apresentação dos vinhos Antinori em Balneário Camboriú, em 5 de dezembro de 2019, lá na Vinero. Esse é vinho espetacular!! Um veludo, macio, com corpo, enorme potência aromática. É daqueles vinhos que a gente fica horas se deliciando com os aromas, a cada minuto mostrando camadas e mais camadas de perfumes. Um espetáculo!!


Esse 2015 mostra uma intensa cor vermelho rubi, com relfexos alarajnados. O nariz expressa notas de frutas vermelhas maduras e notas intensas de frutos silvestres e cerejas, juntamente com as sensações de especiarias e balsâmicas. O vinho é amplo e envolvente no paladar, com taninos macios e aveludados; o frescor também é excelente, assim como a delicadeza e o persistência final.


Existem três tipos de Chianti Classico, que diferem na composição e nas características sensoriais. O mais recente deles é o Gran Selezione, lançado em 2013 com o objetivo de oferecer um padrão de qualidade mais alto entre os vinhos locais.Ao solicitar a elegibilidade para seus vinhos, os produtores devem sempre declarar o status pretendido, ou seja, se o vinho foi apresentado para certificação como Chianti Classico Annata, Riserva ou Gran Selezione. Desta forma, o produtor faz uma escolha mais informada, com uma seleção prévia de uvas e vinhos para os diferentes tipos.


O Gran Selezione é produzido a partir de uvas cultivadas exclusivamente nas vinhas mais adequadas, aplicando regulamentos rigorosos, o que o torna um vinho de grande prestígio e uma nova referência para o cenário vinícola internacional. Além de possuir as características químicas e sensoriais necessárias para um vinho de alta qualidade, o Gran Selezione deve ser envelhecido por pelo menos 30 meses antes da liberação, incluindo três meses de envelhecimento em garrafa, com um período subsequente necessário de maturação da garrafa.


#italia #antinori #badiaapassignano #toscana #vinhotinto #chianticlassico

4 visualizações

©2020 por Gianni Tartari Sommelier Profissional.