Don Melchor 2018 - 100 pontos Lançado oficialmente

O vinho chileno Don Melchor 2018 é lançado oficialmente, tendo alcançado uma pontuação de 100 pontos do crítico americano James Suckling antes de seu lançamento global este mês.


O vinho, que vem da área vinícola de Puente Alto no Chile, na região dos Andes Maipo, foi ansiosamente aguardado depois que o enólogo-chefe de Don Melchor, Enrique Tirado, disse, no ano passado, que era "uma das maiores safras" que ele já produziu.


Tirado explicou que a época de cultivo de 2018 tinha sido “de livro”, com direito a chuva quando necessário, as temperaturas certas, uma floração e frutificação excelentes, seguidas de “condições de seca que são necessárias para frutos pequenos e concentrados”.


O vinho, que é o carro-chefe de Cabernet Sauvignon do maior produtor do Chile, Concha y Toro, está sendo lançado agora com preço médio de varejo de US$ 150 a garrafa.


Don Melchor é uma assemblage com predominância de Cabernet Sauvignon, criado por Tirado e o consultor de vinhos francês Eric Boissenot.


A expressão de 2018 contém 91% de Cabernet Sauvignon, 5% de Cabernet Franc, 3% de Merlot e 1% de Petit Verdot.


A colheita foi mais quente do que a média, mas ao contrário de 2017, houve uma distribuição mais uniforme das chuvas, o que permitiu a maturação estável das múltiplas variedades.

20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

©2021 por Gianni Tartari Sommelier Profissional.