Ornellaia na Califórnia

A propriedade toscana Ornellaia anunciou um novo empreendimento na Califórnia em parceria com a Dalla Valle Vineyards, denominado ‘DVO’.


O primeiro vinho da nova etiqueta, o 2018, tem lançamento previsto para outubro. É um Cabernet Sauvignon quase 100%, salvo por um pouco de Cabernet Franc no assemblage.



O diretor imobiliário de Ornellaia, Axel Heinz e Maya Dalla Valle, disse em um comunicado conjunto: “A amizade de Dalla Valle e Ornellaia e a paixão compartilhada por um grande terroir nos impulsionou em uma nova jornada para criar um vinho único e distinto que equilibra a expressividade de Napa com uma abordagem decididamente italiana para a elegância.”


As duas propriedades estão envolvidas neste projeto “secreto” há vários anos e, na verdade, fizeram quatro safras juntas até agora (2017 sendo a primeira), mas não as divulgaram.


Maya Dalla Valle disse ao crítico James Suckling em uma entrevista de vídeo que embora o 2017 tenha sido o primeiro vintage e tenha sido engarrafado, sentiu-se que “queríamos começar com um vintage mais forte”, que acabou sendo o 2018.


Existem cerca de 400 caixas de 9L de 2018 disponíveis e Heinz e Dalla Valle disseram que 2017 (dos quais apenas 200 caixas estão disponíveis) provavelmente será lançado em algum momento.


Há também a safra 2019 e uma pequena quantidade da 2020 que conseguiu ser produzida apesar dos incêndios que assolaram a região no verão / outono passado.


O projeto teria surgido devido à amizade entre Heinz e Maya Dalla Valle quando esta fez estágio em Ornellaia em 2013.


Heinz explicou a Suckling na entrevista em vídeo que, “quando os enólogos começam a construir uma relação amigável, muitas vezes acabam fazendo um vinho juntos”.


Ele acrescentou que havia também a "abordagem semelhante para as coisas" que as duas propriedades tinham em comum, o fato de compartilharem o mesmo consultor e haver uma ligação com a Itália com o pai de Maya (Gustav) sendo italiano.


“Muitas coisas que sentimos que estavam no lugar para fazer um vinho juntos, disse Heinz, além de “nossa emoção de fazer um vinho em Napa”.


Por enquanto, a fruta para o vinho está sendo comprada em locais selecionados em todo o vale, principalmente vinhedos de montanha, com Heinz explicando que eles não estavam apenas "procurando ativamente" outros terrenos para comprar frutas, mas também que o objetivo final era estabelecer um vinhedo próprio para DVO.

50 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

©2021 por Gianni Tartari Sommelier Profissional.