Os Vinhos Mais Famosos do Mundo

Todo mundo tem curiosidade em saber quais são os vinhos mais famosos do mundo.


Não só em saber, mas em provar, beber, degustar.


É possível encontrar em todas as regiões produtoras, vinhos importantes e famosos. Itália e França talvez sejam os dois países mais lembrados quando se fala em vinhos dos sonhos.


Faço aqui uma pequena lista para você conhecer essas preciosidades.

Barolo

Vinho tinto excepcional, feito com as uvas Nebbiolo, no Piemonte, Itália. É o melhor embaixador dos vinhos piemonteses. Pode ser (bem) guardado por mais de 20 anos, e só vai melhorando a cada ano. Também é conhecido como o Vinho dos Reis, e o Rei dos Vinhos.

Château d’Yquem

O mais famoso Sauternes é o Château d’Yquem. Um dos poucos vinhos brancos feitos em Bordeaux, na França, é o Sauternes, doce natural. É um assemblage de uvas sémillon, sauvignon blanc e muscadelle. É maravilhoso para acompanhar sobremesas e vai muito bem, também, com queijos de veio azul, como o Gorgonzola, Roquefort e outros do mesmo gênero. É mais do que necessário guardar esse vinho por longo tempo, já que é muito potente e complexo, e se desenvolve lentamente, mudando de cor amarela clara, chegando ao âmbar quando mais velho.


Opus One

Vinho criado por duas celebridades do mundo dos vinhos: Robert Mondavi (produtor de grandes vinhos na Califórnia) e Philippe de Rothschild (produtor e Château Mouton Rothschild, em Bordeaux). Opus One é um 100% cabernet sauvignon da Califórnia, que atinge preços altíssimos nas cartas de vinho e nos leilões que acontecem em Londres e New York.

Sassicaia

Certamente é o vinho italiano mais caro. Elaborado na Toscana, com as uvas cabernet sauvignon e cabernet franc. Sua primeira safra foi em 1968. A safra de 1985 bateu recordes de preço em leilões em todo o mundo, e foi comparada aos grandes tintos de Bordeaux.

Petrus

Símbolo de status, riqueza e poder. Um tinto de Bordeaux, na França, da minúscula área de Pomerol. Elaborado com a uva Merlot, esse tinto supera os 30 anos de guarda. A produção anual gira em torno de 30.000 garrafas, um dos mais raros do mundo.

Romanée-Conti

Não é preciso dizer que é a expressão máxima da Bourgogne. É comandado sob o pulso firme de Aubert de Villaine desde 1974. O vinho é um veludo, cheio de sedução e mistério. É o mais proustiano dos grandes vinhos. Seus aromas revelam notas florais únicas, de enorme intensidade e persistência. Ícone máximo!

Além dessas pérolas, outros vinhos famosos são o sonho de consumo de apreciadores ao redor do mundo. A lista é grande e, em breve, relacionarei mais alguns.

Saúde!

#barolo #yquem #opusone #sassicaia #petrus #romaneeconti #italy

2 visualizações

©2020 por Gianni Tartari Sommelier Profissional.