Valpolicella altera a regulamentação da produção

Concluída a alteração na regulamentação de produção dos quatro importantes vinhos do Vêneto, Itália: Valpolicella, Valpolicella Ripasso, Amarone e Recioto. Após a publicação no diário oficial italiano, passarão à execução nessas denominações do Vêneto.


Há quatro pontos principais na revisão regulatória implementada pelo Consórcio de Tutela dos vinhos Valpolicella:

1. a modificação das porcentagens de uvas Corvinone para os vinhos DOC e DOCG;

2. o aumento de 3 para 4 anos no ciclo vegetativo da vinha para as uvas que compõem o Amarone e o Recioto;

3. a extensão de utilização da tampa de rosca para o Valpolicella;

4. as novas disposições para a produção de Valpolicella Ripasso, um vinho cada vez mais estratégico para a economia da região.



"Estas são medidas que darão os primeiros resultados com a colheita de 2019", anunciou a diretora do consórcio, Olga Bussinello, destacando que "é uma grande conquista, o primeiro passo para estas medidas disciplinares foi em 2012. Uma jornada muito longa, por muito tempo, que tem continuado ao longo dos anos porque vários problemas se cruzaram".


Duas são as principais diretrizes do consórcio na base das variações da disciplina introduzida em 1968 e modificada pela última vez em 2010: a busca de uma política que vise salvaguardar a exclusividade qualitativa dos vinhos que expressam esse território vocacionado e, ao mesmo tempo, garantir a lucratividade vitícola da denominação e, portanto, a rentabilidade para as empresas.


"A evolução constante dos mercados, a flutuação da procura de vinhos da nossa denominação e o rápido aumento da vinha total da primeira DOP de vinho tinto do Vêneto cresceram quase 30% nos últimos 10 anos e hoje os 8.200 hectares de superfície plantada - disse o presidente do Consorzio Tutela Vini Valpolicella, Andrea Sartori - nos levou a adotar uma visão de longo prazo e planejamento".

"As novas disposições - acrescentou - são o resultado de uma atividade de consórcio cada vez mais focada na qualidade, que hoje é um valor objetivo essencial de uma marca que é famosa em todo o mundo, na qual as empresas de Valpolicella fundaram sua reputação e seu posicionamento no mercado externo. Os novos regulamentos oferecem ideias para futuras comparações com vistas a uma gestão qualitativa dos produtos", concluiu Sartori (ANSA).


#vinho #veneto #valpolicella #valpolicellaripasso #amarone #recioto

1 visualização

©2020 por Gianni Tartari Sommelier Profissional.